Sol de Ubá: Município terá usinas solares fotovoltaicas
Além dos benefícios ambientais, projeto tem a finalidade de suprir a demanda energética da estrutura física do município

Com visão de economia sustentável e planejamento do futuro, a Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, implementa o Programa Sol de Ubá. A iniciativa, inédita na região, visa a construção/implantação, operação, manutenção e gestão de Usinas Solares Fotovoltaicas com a finalidade de suprir a demanda energética da estrutura física do município.
O programa conta com o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, através do projeto “Sol de Minas”. Em Ubá, a empresa detentora da concessão, determinada mediante licitação, será responsável pela exploração da usina fotovoltaica de até 5MW, visando a geração de energia elétrica para compensação do consumo nos prédios da istração pública municipal.
Um dos pontos de maior destaque é que o processo não gera custos para os cofres do município. O terreno, com características de baixo nível de ultilização comercial, será cedido pela Prefeitura para instalação das usinas. A concessionária será responsável pelo emprego dos recursos técnicos e financeiros necessários à implantação, operação e manutenção dos serviços.
“Um dos benefícios do Programa Sol de Ubá é que o primeiro módulo será instalado em uma área institucional com baixo nível de utilização comercial, mas que se adequa perfeitamente a esse projeto de sustentabilidade. Com isso, estamos dando uma finalidade nobre a esse terreno da Prefeitura. Outro ponto importante é a economia gerada aos cofres públicos. A estimativa é que com a geração de 5MW, um total de 1,43 MW, ou seja, cerca de 1.852.629,12 kWh/ano (Um milhão, oitocentos e cinquenta e dois mil, seiscentos e vinte nove e doze quilowatt-hora/ano) sejam destinados à compensação do consumo de energia elétrica nos prédios da istração pública municipal. Isso representa também um ganho de recursos para investimento na ampliação e modernização (como a instalação de LED) das redes de iluminação pública e, futuramente, na redução das tarifas de iluminação nas contas dos ubaenses”, explicou o Prefeito Edson Teixeira Filho.
Energia verde
A energia solar fotovoltaica é gerada através da captação da energia luminosa do sol por painéis fotovoltaicos, e transformada em energia elétrica.
Do ponto de vista ambiental, um de seus principais benefícios é ser considerada renovável, inesgotável e limpa, já que utiliza o sol como fonte primária e ajuda a conter os impactos das mudanças climáticas. Financeiramente, o projeto também torna-se interessante devido a economia gerada através da redução da conta de luz.
Segundo o Prefeito Edson, a implementação de Usinas Solares Fotovoltaicas integra um projeto de sustentabilidade que visa a diminuição das emissões de carbono (CO2) no município. “Nosso objetivo não é a venda de energia. Nós estamos promovendo ações de sustentabilidade, com foco na produção de uma energia limpa e que não gera custos ambientais. Esse projeto extrapola a questão da geração de energia. Estamos tratando aqui de benefícios ambientais, de ganhos sociais e do desenvolvimento econômico sustentável da cidade, com melhorias nas redes elétricas e na infraestrutura viária das regiões em que serão instaladas as usinas, favorecendo a instalação de novos empreendimentos no município”, destacou o Prefeito.