Ubá: Ações do Julho Amarelo destacam importância da prevenção contra as Hepatites Virais

Ubá: Ações do Julho Amarelo destacam importância da prevenção contra as Hepatites Virais

A Secretaria de Saúde, durante todo o mês de julho promoveu ações com a finalidade de divulgar a campanha "Julho Amarelo", sobre a prevenção e combate às Hepatites Virais. Foram realizadas atividades de mobilização em espaços públicos,  "Salas de Espera" nas Unidades de Saúde e palestras para os grupos de atividade física.

No sábado (22), foi realizado no Calçadão Ibrahim Jacob, um mutirão de testagem e vacinação, promovido pela Atenção Primária e Promoção em Saúde, junto à Vigilância em Saúde, com o setor de Imunização. Foram oferecidos testes rápidos para Hepatites B e C, além de Sífilis e HIV, além de aferição de Pressão Arterial e Glicemia e imunização. O distrito de Diamante também recebeu o serviço no dia 29 de julho.

O Dia mundial de luta contra as hepatites virais,  28 de julho, reforça a importância da prevenção e controle dessa doença que tem aumentando o número de casos em todo o mundo e que são um grave problema de saúde pública. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.

As hepatites são infecções que atingem o fígado e, na maioria das vezes não apresentam sintomas, isso faz com que a doença possa evoluir por décadas sem o devido diagnóstico.

O agravamento das hepatites pode causar fibrose avançada ou cirrose, que podem levar ao desenvolvimento de câncer e necessidade de transplante de órgão.

Previna-se. Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e realize o teste. O tratamento precoce evita as formas graves da doença.