Ubá: Funcionários da Copasa destinam IR à Conselho Municipal

Ubá: Funcionários da Copasa destinam IR à Conselho Municipal

Na manhã da última quarta-feira, 05 de abril, o Prefeito Edson Teixeira Filho recebeu em seu gabinete o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Belino Mello de Souza; o integrante da equipe socioambiental da Copasa, Marcus Vinícius Corrêa Fernandes e a engenheira Milena Campos de Souza, representando o gerente da Regional Ubá da Copasa, Marlos Portugal.

Na ocasião, uma placa do “Confia em 6%”, programa institucional que incentiva os empregados da Copasa a destinarem parte de seu Imposto de Renda à entidades socioassistenciais, foi entregue ao representante do CMDCA.

Segundo a empresa, com a participação e o apoio dos empregados, R$3.600, referentes à arrecadação do ano de 2022, foram destinados às entidades do município, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Iniciativas como esta da Copasa são muito importantes. Além de garantir que os recursos que iriam para o Governo Federal fiquem no município, essa doação traz melhorias aos projetos, ações e serviços prestados pelas entidades à população”, afirmou o prefeito Edson Teixeira Filho.

Para o vice-presidente do CMDCA, Belino Mello de Souza, a verba colabora com o trabalho socioassistencial realizado pelas entidades, para os quais os recursos são destinados, com o devido acompanhamento do Conselho. “As entidades prestam contas das ações realizadas ao CMDCA. Em Ubá, temos instituições muito sérias e que fazem um importante trabalho com a população mais vulnerável. Esses recursos destinados contribuem muito para a melhoria dos serviços prestados”, explicou Belino.

Saiba como doar

Pessoas físicas que fazem a declaração do Imposto de Renda no modelo completo e que têm imposto a pagar podem destinar até 3% desse valor ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou Fundo Municipal dos Direitos do Idoso.  Também podem doar as empresas que declaram o Imposto de Renda pelo regime do lucro real.

Essa doação não gera um custo adicional para o contribuinte, porque é uma parte do valor que já seria pago ao Governo Federal. Os recursos alocados no Fundo da Criança e do Adolescente e no Fundo do Idoso visam o financiamento de projetos, ações e serviços para a população infantil, juvenil e idosa apresentadas por organizações da sociedade civil do município.

Outra forma de doar é fazendo um depósito bancário diretamente na conta de um desses fundos até o dia 31 de dezembro e declarar esta doação no ano seguinte. Nesse caso, a doação pode ser de até 6% do valor do imposto devido.

Se você tem alguma dúvida ou quer saber mais, fale com seu contador ou procure a Secretaria Executiva dos Conselhos, na Secretaria de Desenvolvimento Social, na Praça São Januário, 28, ou ligando para (32) 3301-6076 e (32)3301-6704.