Exposição Mulheres Ubaenses - Protagonismo e Cidadania no Fórum Cultural de Ubá

Exposição  Mulheres Ubaenses - Protagonismo e Cidadania no Fórum Cultural de Ubá

Na manhã dessa sexta-feira, 4 de março de 2022, aconteceu a abertura da Exposição “Mulheres Ubaenses – Protagonismo e Cidadania”, no Fórum Cultural de Ubá.

Compareceram no auditório da Sala Teatro/Cine Chiquinha Dias Paes diversas autoridades, entre elas o Prefeito Edson Teixeira Filho que falou a reportagem do Zona da Mata News sobre esta homenagem que leva o nome da Irmã Marisa Costa:

“O dia Internacional da Mulher é para ser comemorado todos os dias, é um dia especial e também para nós através da FEMAC que todos os anos homenageia mulheres, principalmente através das suas associações de bairros onde indicam mulheres que representam bem aquelas localidades.

É uma homenagem também à irmã Marisa Costa, que como a própria Dona Nilda que é uma das homenageadas fez questão de dizer: foi uma professora que fez história e que faz parte da importância da mulher no município de Ubá”. Ressaltou o Prefeito Edson Teixeira Filho

 Também esteve presente nessa cerimônia o Secretário de Governo Vinícius Samôr de Lacerda que destacou a importância do Prêmio Mérito Mulher Cidadã:

“Março é um mês dedicado para se destacar a importância das mulheres na sociedade, na família, da mulher empreendedora no meio empresarial e hoje nessa manhã aqui com o lançamento dessa exposição por intermédio do movimento comunitário de Ubá. É importante para gente referenciar essas mais de 20 mulheres que fazem a diferença no dia a dia da comunidade, no dia a dia das suas atribuições, seja numa associação de moradores, numa igreja, a frente de uma grande empresa ou de um comércio. Então é importante não só no mês de março, mas em todos os meses. Eu costumo dizer que todos os dias são dias dedicados as mulheres.

Sem as mulheres de fibra, sem as mulheres juntas na base do dia a dia da família é impossível a gente ter uma sociedade de plena harmonia. Acho que está muito bem representado por diversas lideranças e diversas autoridades.

Quero destacar também que esse prêmio há muitos anos tem o nome de uma querida que eu convivi por muito tempo, que infelizmente nos deixou a pouco mais de um ano que é a irmã Marisa Costa. Ela foi uma religiosa do Instituto Sagrado Coração de Maria, militou muitos anos aqui em Ubá, principalmente na comunidade do São Domingos, mas também fez com que mulheres que eram abusadas, mulheres que não tinham espaço digno de respeito na sociedade pudessem ser mais valorizadas. Então essa luta começou muitos anos atrás e hoje nós estamos aqui referendando algo que a irmã Marisa começou há muitas décadas atrás, dando continuidade a esse trabalho tão bonito e que nós precisamos a cada dia defender e difundir mais em nossa sociedade”. Destacou o Secretário de Governo Vinícius Samôr de Lacerda

 A Engenheira Sônia Jacob Rodrigues prestigiou o evento e como uma importante cidadã ubaense falou sobre o espaço que a mulher vem ganhando a cada dia na sociedade:

 “Eu vejo que cada dia que a nós estamos tentando mostrar o nosso espaço, seja na sociedade, no trabalho e em todo lugar que a mulher a ela precisa deixar a sua marca. O que nós estamos procurando durante todo esse tempo é caminhar ao lado do homem, nós não buscamos disputar com o homem, buscamos caminhar junto com eles porque sabemos que da mesma forma que eles podem ocupar cargos e ocupar projeções, ou mesmo ter voz, nós também podemos ter a nossa voz, podemos ter a nossa projeção e também podemos nos doar de uma certa forma.

É necessário que nós tenhamos no coração muita força de vontade de querer a diferença, de querer estar participando sempre na sociedade de modo efetivo”. Ressaltou a Engenheira Sônia Jacob

 

Conversamos também com o Secretário de Educação, Cultura,Turismo e Lazer, Samuel Gazolla Lima, que falou da participação da secretaria em parceria com a FEMAC nesta homenagem;

 “Acho importante a gente reviver e fazer uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. A gente percebe que na nossa prática diária muitas vezes essa situação da violência fica muito evidente, então quando a gente tem momentos como esse que possamos fazer toda sociedade ter uma reflexão sobre o papel da mulher, sobre como a mulher é guerreira, como ela participa da cultura, da educação, do lazer e da política. É importante esses momentos felizes e a gente faz um agradecimento a FEMAC pela criação da homenagem, a Prefeitura de Ubá através da Secretaria de Cultura que fez essa parceria importante valorizando cada vez mais o papel da mulher”. Pontuou o Secretário Samuel Gazolla Lima

 O Presidente da FEMAC, Mário Ângelo Noé, falou da importância de comemorar uma semana dedicada as mulheres neste mês de março:

 “Para mim e para a diretoria da FEMAC sempre é um momento especial celebrar o dia da Mulher. A FEMAC sempre realizou esse tradicional evento no dia da mulher e esse ano a gente resolveu estender, fazer uma semana inteira de homenagens.

É muito importante não só comemorar o dia da mulher, mas também levar a sociedade uma reflexão sobre o papel da mulher nesta sociedade. Qual tem sido o papel do cidadão em relação ao reconhecimento e a valorização da mulher, que é muito importante, principalmente na sociedade que vivemos hoje em dia. A violência contra a mulher ficou muito exacerbada e também a questão da violação dos direitos fundamentais da mulher.

Então essa semana tem esse papel fundamental de levar essa reflexão as comunidades sobre a importância da mulher para que possamos valorizar a mulher como protagonista da sociedade, como companheira também do homem nessa caminhada e tentar com essa reflexão provocar na sociedade uma mudança de mentalidade, mudança de paradigmas, mudança de uma postura mais de respeito, de compreensão, de tolerância com relação a mulher e seus direitos violados”. Destacou o Presidente da FEMAC Mário Ângelo Noé

 

Conversamos com a Professora Eliana Miranda de Sá que falou da emoção de ser uma das mulheres homenageadas neste evento promovido pela FEMAC em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal de Ubá:

 “Eu estou emocionada porque é uma homenagem que eu levo mais para o lado da Irmã Marisa e da minha mãe que foram expoentes máximas para mim de luta pelos direitos sociais das mulheres. Eu sinto um dever cumprido de ar essa homenagem para elas. O exemplo que elas me deram de luta, de persistência, está plantado e esta homenagem não é só pra mim, é para estas mulheres que foram pioneiras na luta pelos direitos sociais, pela justiça social e pela transformação social neste país e a transformação começa com a mulher. É a mulher que é a detentora da vida, é ela que carrega em seu ventre e que tem essa força divina que faz com que não desanime pelo que é justo e o que é bom. E isso eu devo a irmã Marisa, devo a minha mãe e a essas mulheres maravilhosas que fizeram parte da minha vida. Foram elas que deixaram as sementes para que agora eu possa colher os frutos”. Exaltou emocionada a Professora Eliana Miranda de Sá

 Entre as autoridades que se fizeram presentes estava o Presidente da Câmara Municipal de Ubá, José Roberto Filgueiras, que falou da importância de valorizar as mulheres:

 “Gostaria de falar da minha satisfação de estar participando de um evento como esse, homenageando aqui as mulheres que recebem este prêmio que tem o nome da Irmã Marisa Costa, que foi uma mulher exemplar. Ela teve muita força e saúde para desenvolver as atividades. Ela sempre esteve à frente desses movimentos sociais e hoje as mulheres que estão sendo homenageadas e recebendo esse prêmio são mulheres que se destacam nas suas comunidades pelos trabalhos que elas exercem. Valorizar essas pessoas que estão sempre à frente de trabalhos na sociedade é muito importante. Eu acho que isso valoriza e estimula as pessoas cada vez mais a exercer esse tipo de atividade”. Finalizou o Presidente da Câmara José Roberto Filgueiras.

A exposição pode ser vista na entrada do Fórum Cultural de Ubá, situado na Praça São Januário, nº 28 - Centro, no horário de 8h às 17h.

Além da exposição, rodas de conversa, mostra de filmes e palestras vão compor a programação do Prêmio. Confira a programação completa:

04/03 - 19h, no Fórum Cultural: Roda de Conversa;

05/03 - 19h, no Fórum Cultural: Exibição do filme “Estrelas além do Tempo”;

07/03 - 19h, no Fórum Cultural: Palestra com a Advogada Dra. Luciene Colli;

08/03 - 19h, na Câmara Municipal: Solenidade de Entrega do Prêmio Mérito Mulher Cidadã Irmã Marisa Costa 2022.