4º LIRAa de 2024 aponta médio risco para infestação do Aedes

A Prefeitura de Ubá concluiu o 4º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024, realizado entre 21 e 25 de outubro. Os resultados indicam um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,8%, classificando o município em situação de médio risco para a transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.
No levantamento, foram vistoriados 2.861 imóveis em diversos bairros, onde foram identificados criadouros predominantes do mosquito Aedes aegypti, especialmente em recipientes móveis, como vasos de plantas e frascos com plantas, que representaram aproximadamente 42% dos focos encontrados. Em seguida, destacaram-se depósitos ao nível do solo, como tambores e reservatórios, que compam cerca de 24% dos focos, e depósitos fixos, como calhas e ralos, com cerca de 12%.
Até o dia 14 de novembro, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, promove um mutirão de combate ao Aedes em mais de 30 bairros da cidade, das 7h às 15h30. Os moradores deverão colocar na calçada materiais que acumulam água para serem recolhidos e descartados por um caminhão. O cronograma do mutirão está disponível AQUI.