Prefeitura de Viçosa vai criar Cras itinerante

Prefeitura de Viçosa vai criar Cras itinerante
A Prefeitura de Viçosa, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, vai criar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) itinerante, para levar serviços socioassistenciais até as comunidades que não contam com um posto fixo e áreas rurais da cidade.
A unidade móvel contará, além do motorista, com assistente social, psicólogo(a) e técnico(a) em assistência social. A equipe também portará um tablet onde serão registradas todas as demandas.
O serviço está em fase de aprovação, mas todos os procedimentos estão sendo agilizados para que ele seja implantado o mais breve possível.
A secretária de Assistência Social da prefeitura de Viçosa, Marise Alves Silva Pinto, informou que o objetivo do serviço é o de levar políticas públicas a todas as pessoas do município que necessitam de acompanhamento social.
“Com este procedimento, será possível realizar com mais eficácia a busca ativa, que torna possível localizar, atualizar ou incluir no Cadastro Único as famílias que vivem em circunstâncias de privação socioeconômica, além de oferecer outras políticas sociais”, concluiu a secretária.
A importância de manter o cadastro atualizado, consiste no fato de que esse instrumento é a porta de entrada para vários Programas Sociais do Governo Federal e funciona como um guia para que ele possa entender e tentar suprir as necessidades básicas da população.
Além do cadastro, o CRAS oferece apoio a famílias com benefícios eventuais (como cestas básicas, auxílio funeral e natalidade), encaminhamentos para outras secretarias, ou para o mercado de trabalho e o a programas como o Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Procura voluntária
Se a família ou indivíduo procurar o CRAS por conta própria, sem o auxílio de outros setores, o atendimento também será prestado. Isso garante que qualquer pessoa, independentemente de ser encaminhada, tenha o à assistência social.