Atleta de Tocantins Douglas Mendes estreia no Campeonato Sul-Americano pela Seleção Brasileira Sub-20

Atleta de Tocantins Douglas Mendes estreia no Campeonato Sul-Americano pela Seleção Brasileira Sub-20
A vizinha cidade de Tocantins está em festa com a a estreia de um tocantinense que pela primeira vez veste a camisa verde e amarela. O jogador Douglas Mendes Moreira, nasceu em 13 de junho de 2004 e é filho da servidora Fabiana Mendes e estreou essa semana no Campeonato Sul-Americano, pela Seleção Brasileira Sub-20. O evento está sendo realizado na Colômbia entre os dias 19 de janeiro e 12 de fevereiro, retornando após quatro anos após o cancelamento da edição de 2021 por conta da pandemia Covid-19.

O jovem tocantinense começou nas categorias de base do Itararé e vem se destacando cada vez mais no esporte. Atualmente o Zagueiro de 1,89 m de altura e com 18 anos é atleta do RB Bragantino. Douglas Mendes está no clube desde 12 de agosto de 2022 e tem contrato até 30 de junho de 2027. Seu e está atualmente avaliado no mercado em 200 mil Euros.
O tamanho, 1m89, já impõe respeito. O trato com a bola, também. Mas Douglas Mendeszagueiro do Red Bull Bragantino, tem um outro recurso para intimidar os atacantes rivais: o semblante nada amistoso.
"Zagueiro tem que ter cara de mau, bota mais respeito. Não gosto de dar risadinha, de ficar de conversinha com jogador adversário. Fora de campo, converso, brinco. Dentro, é cada um fazendo o seu", conta o DG.

Com apenas 18 anos, Douglas fez a transição da base para o profissional nesta temporada. Cria da Ponte Preta, ele fez oito jogos como titular pela equipe na Série B do Campeonato Brasileiro antes de ser negociado com o Braga, em agosto.
"Sei que tenho condições de jogar. Apesar de novo, tenho uma certa experiência por ter disputado a Série B, que é um campeonato pegado, que exige muito do zagueiro", conta ele, que tem tirado proveito do dia a dia de treinos com o capitão Léo Ortiz. "O Léo é um excelente jogador. Tem ótimo e curto, sabe sair jogando. Estou aprendendo muita coisa com ele."

Jogador de seleção

Um olho no Red Bull Bragantino, outro na seleção brasileira. DG foi surpreendido em agosto quando recebeu o chamado do técnico Ramon Menezes para integrar a seleção sub-20 em um torneio amistoso no Uruguai. A convocação rolou antes mesmo de sua estreia pelo Braga.
Nas três partidas que a seleção fez, Douglas foi titular em duas, nas vitórias por 1 a 0 sobre Uruguai e Uzbequistão. Na estreia, a equipe empatou por 1 a 1 com a Argentina e ele começou a partida no banco de reservas.
"Não esperava por essa convocação. Fico muito feliz em fazer parte desse projeto. Vestir a camisa da seleção brasileira é um sonho de criança. Espero fazer um bom trabalho no Braga e ser lembrado para o Sul-Americano sub-20", destaca o zagueiro