Cerimônia de encerramento oficial do Parlamento Jovem Minas 2023 em Ubá

Cerimônia de encerramento oficial do Parlamento Jovem Minas 2023 em Ubá

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 9 de novembro, na Câmara Municipal de Ubá, a cerimônia de encerramento oficial do Parlamento Jovem Minas 2023, que teve como tema principal; “Jovem e o Mercado de Trabalho”. A mesa foi composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Ubá, Vereador José Roberto Reis Filgueiras e pelos Vereadores, Célio Lopes dos Santos e José Carlos Reis Pereira. Também os alunos Davi Lengruber Aguiar, Isac Batalha Filgueiras, Nina Shuery Flores, Pietra Vieira Roque e Rhaíssa Lotti Pita.

Na ocasião os jovens parlamentares receberam um diploma de participação e contribuição ao projeto pelas mãos dos vereadores. O Presidente da Câmara Municipal de Ubá, Vereador José Roberto Reis Filgueiras, falou da felicidade e da satisfação de contribuir juntos com os jovens parlamentares deste projeto.

 

“Fico muito feliz em ter vocês aqui com a gente durante todo esse ano. Acredito que vocês aprenderam muito nesse tempo que ficaram aqui com a gente, alguns irão continuar, espero que continuem, têm idade ainda. E os que estão terminando o projeto esse ano por conta da idade, a gente espera que nos ajudem também como monitor nas futuras oficinas que nós iremos ter aqui ao longo do ano que vem.

Para nós é uma satisfação muito grande participar e ter contribuído com o crescimento de vocês. É notório para quem acompanha no dia a dia o quanto vocês evoluíram aqui no Parlamento Jovem. A gente vê nos vídeos que foram feitos na Assembleia o quanto as meninas que estiveram lá representando aqui a nossa região, o quanto vocês defenderam bem as nossas propostas da regional e os que não foram, tanto o Davi, o Isaac e a Nina, que não foram, esse ano trabalhar para o ano que vem, que vocês conseguirem ir. Mas tenho certeza que se vocês estivessem no lugar da Pietra e da Raíssa, vocês também teriam representado o nosso polo aqui também com muita grandeza. Então, a gente fica muito feliz em poder participar dessa formação de vocês”.

O Vereador José Carlos Reis Pereira disse que no futuro espera que esses jovens representem o povo da nossa cidade.

 

“É o futuro! Tomara que sejam os futuros vereadores da nossa cidade, representantes do nosso povo. E fico feliz em saber que vocês estão defendendo a nossa cidade, defendendo todos os nossos benefícios, lutando em favor da nossa cidade. Parabéns a todos. Aquilo que sempre digo, o limite é o céu, o caminho é longo. Cabeça erguida, fé em Deus e tendo vontade, chega onde a vitória é certa. Que Deus abençoe a todos.

O Vereador Célio Lopes disse estar feliz pelo trabalho que foi feito durante o ano pelos jovens parlamentares.

 

“A gente, quando está sentado aqui nessa mesa com vocês, a gente fica muito feliz em saber que vocês fizeram um trabalho bonito. E nessa casa que hoje a gente vê ali também, o nosso presidente, com o filho dele do lado, isso é uma felicidade. Tudo bem, vocês estão de parabéns, tá? Continuem assim e a casa está aí para vocês.

Logo após a palavra dos vereadores o aluno Davi Lengruber Aguiar contou um pouco da experiência de participar do PJ 2023.

 

“Primeiramente, eu queria agradecer pelo e que a Câmara deu ao projeto. Eu estou aqui já tem três anos, esse é o meu terceiro ano, não vou poder continuar no ano que vem, então, é uma despedida, mas uma despedida muito saudosa. De certo modo, eu aprendi muito mais do que eu poderia imaginar no início, quando eu entrei. Foi uma troca de informação muito bacana entre todo mundo e eu sou o único que sobrou de 2021 e a Pietra é a única que sobrou de 2022 e vamos ver quem vai sobrar ano que vem, em dezembro de 2023, espero que todo mundo. Enfim, foi muito bacana participar do projeto, foi muito conhecimento envolvido, a gente vê de perto as mudanças que a sociedade traz e o que a gente pode implementar através do que a gente é, por essência. Foi muito legal, obrigado”

A aluna Pietra Vieira Roque disse que o PJ é uma experiência que todo jovem tinha que experimentar.

 

“Desde quando eu entrei, que é uma experiência que eu aconselho a todo mundo ter, porque mesmo que você ache que não vai ter muito aprendizado, ache que não vai ter, vai ser só uma coisinha boba, um projeto, não é. Porque faz parte do que você vai ter no futuro. Não só no seu futuro, mas no futuro de vários jovens meninos. Não é só do nosso, e dos que ainda vão vir também. Como eu e o Davi não vamos mais participar ano que vem, deixamos tudo o que fizemos, tudo o que contribuímos também, para quem vai vir. Espero muito que tenham, muito mais jovens do que teve todas essas edições, para ajudar nessa missão. É uma oportunidade imensa, que eu agradeço a vocês, por terem me dado, por terem me concedido todo o apoio. E eu agradeço muito. Em Belo Horizonte, foi uma experiência, foi a segunda vez que eu fui esse ano, e cada vez que você vai, como eu fui duas vezes, é uma experiência totalmente diferente. Então, é uma coisa que eu aconselho para todo mundo ir”.

A aluna Rhaíssa Lotti Pita afirmou que o PJ foi motivo de muita evolução em todos os sentidos para sua vida.

 

“Eu gostaria de começar dizendo que o Parlamento foi motivo de muita evolução para mim, como pessoa, em muitos sentidos. Eu quase não consegui entrar, porque eu perdi a data de inscrição, mas foi extremamente importante para mim o Parlamento esse ano. Eu não tinha conhecimento do projeto nos anos anteriores, e também não poderia participar, por conta da idade. E eu comecei retraída, não dava o meu melhor nos projetos, ficava com um pouco de vergonha. Mas isso mudou tanto ao longo do tempo, e eu fui para a BH, confesso que bem nervosa, achei que não fosse conseguir falar com clareza tudo o que eu penso. Mas, chegando lá, me senti em casa, tudo que vinha na minha cabeça eu falava. E eu acho que foi realmente muito importante o trabalho da Câmara de dar voz ao jovem, que eu acho extremamente importante. E eu espero muito que o Parlamento continue fazendo a diferença na medida do possível. E gostaria muito que mais jovens entrassem nesse projeto”.

A aluna Nina Shuery Flores agradeceu as pessoas que trabalharam com os jovens nesse projeto e que viraram amigos de verdade.

 

“Primeiro, gostaria de agradecer a oportunidade, que foi estar vindo aqui na Câmara, criando os projetos com todo mundo aqui. Também gostaria de agradecer a todas as pessoas que também ajudaram a gente, que trabalharam com a gente, todas as pessoas que viraram meus amigos, viraram pessoas importantes na minha vida. E tudo o que eu ei aqui na Câmara foi uma experiência que eu nunca pensei que eu ia ar. Foi muito diferente, foi muito interessante. E acho que foi uma ajuda para evoluir como pessoa, evoluir até em questão de carreira, do que a gente quer, do que a gente vai fazer. É uma oportunidade que acho que todo mundo devia ter na vida, de pelo menos vir aqui uma vez com a gente na nossa reunião. Espero que esse projeto cresça muito e muitas mais pessoas venham o ano que vem. E eu vou continuar o ano que vem aqui para ver se vão vir mais pessoas mesmo”.

Logo após os depoimentos dos alunos a emoção tomou conta da Amanda Cisneiros, Diretora da Escola do Legislativo Ubaense.

 

“Eu estou realmente muito emocionada, estou muito honrada e feliz em participar desse projeto. Os meninos, a evolução, ver a evolução deles, é algo sensacional. A Pietra, a Raíssa, que foram para Belo Horizonte, agradecer muito a participação delas lá, que foi brilhante mesmo. O Davi, o Isaac, a Nina, que estão aqui desde o início, cada um deu a sua contribuição. E é muito bom poder participar desse projeto, junto com o presidente, com os outros vereadores, que estão sempre aí presentes. Eu só queria mesmo agradecer e parabenizar a cada um de vocês de coração. Espero vocês em 2024”.

No encerramento do evento o Vereador José Roberto falou no alto nível dos debates dos jovens em Belo Horizonte.

 

“Em Belo Horizonte o nível dos meninos que debatem assuntos no encontro é muito alto. São meninos preparados, meninos de escolas públicas, tem de escola particulares também, mas a maioria de escola é pública, que vão lá e que debatem, que discutem assuntos, argumentos, tem muitos argumentos. Então, são meninos muito preparados mesmo, que, se fossem deputados ou vereadores, fariam o que nós fazíamos, ou até melhores que a gente.

Quando a Amanda fica meio emocionada, como ela falou, acho que ela sente parte, porque são diamantes que ela ajuda a lapidar. São pessoas que estão ali, que têm um talento, mas, por conta de não ter um incentivo, de não ter uma oportunidade, acaba se perdendo esse talento. A gente fica muito feliz em poder participar dessa lapidação de vocês.

Em Belo Horizonte o nível dos meninos que debatem assuntos no encontro é muito alto. São meninos preparados, meninos de escolas públicas, tem de escola particulares também, mas a maioria de escola é pública, que vão lá e que debatem, que discutem assuntos, argumentos, tem muitos argumentos. Então, são meninos muito preparados mesmo, que, se fossem deputados ou vereadores, fariam o que nós fazíamos, ou até melhores que a gente”. Declarou o Presidente da Câmara Municipal, Vereador José Roberto Reis Filgueiras