Copasa apresenta projeto para melhorias no abastecimento de água em Ubá

Copasa apresenta projeto para melhorias no abastecimento de água em Ubá

Mais de R$ 6,7 milhões serão investidos em obras de melhorias do sistema de abastecimento de água do município de Ubá. O plano de investimentos foi apresentado ao Prefeito Edson Teixeira Filho pelo gerente da Regional Ubá da Copasa, Marlos Portugal, durante reunião realizada na última quinta-feira (25).

As intervenções serão realizadas em pontos estratégicos na área de abrangência da Estação de Tratamento de Água (ETA) Peixoto Filho. As obras vão contemplar a substituição e/ou reforço de adutoras e redes de distribuição de água; implantação de novas ligações prediais e a setorização de Distritos de Macromedição e Controle (DMC) – instrumento utilizado para análise e controle de sistemas de distribuição e, internacionalmente reconhecido, como uma das melhores alternativas para a redução de perdas de água. A previsão é que os trabalhos sejam iniciados no primeiro trimestre de 2024 e sejam concluídos em até 12 meses.

Para o Prefeito Edson, as intervenções serão muito úteis, não só para a preservação da qualidade da água que é distribuída, mas também para a redução das perdas, que acabam impactando no custo da produção da água. “A qualidade dos serviços públicos em nossa cidade, especialmente no que diz respeito ao abastecimento de água, é um compromisso contínuo da istração municipal. Estamos sempre atentos às necessidades da população e cobramos incansavelmente da Copasa a melhor prestação de serviço. Isso é realizado por meio de um diálogo permanente e de um acompanhamento rigoroso dos projetos em andamento. Nosso objetivo é garantir que cada investimento realizado reverta-se para o bem-estar e a qualidade de vida de todas as pessoas que residem em nosso município. Quanto aos novos investimentos, tenho certeza de que eles vão garantir maior segurança para o abastecimento, visto o aumento no volume de água para a distribuição. Esse é um programa muito importante, pois visa a qualidade para garantir também a quantidade de água disponível”, ressaltou.

 “O sistema de abastecimento de água em Ubá ainda conta com redes muito antigas, com diâmetros não comerciais, e em algumas regiões com pressão elevada, o que causa rompimentos frequentes além de uma série de problemas operacionais e paralisações prolongadas no abastecimento. Com essas obras, vamos corrigir esses problemas e otimizar ainda mais o nosso processo de produção e distribuição da água”, destacou o gerente da Copasa.

Também participaram do encontro o Secretário Municipal de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto; o Secretário Municipal de Obras, João Gomes Júnior, e representantes das áreas técnicas e operacionais da Copasa.