Creas, Família Acolhedora e Conselho Tutelar funcionam em novas instalações

Creas, Família Acolhedora e Conselho Tutelar funcionam em novas instalações

A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizará, na quinta-feira, 28 de novembro, a solenidade de inauguração das novas instalações que abrigam os serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e do Conselho Tutelar.

Os novos espaços, alugados pelo município, têm como objetivo melhorar a infraestrutura, oferecendo um ambiente mais confortável e adequado tanto para os servidores quanto para o atendimento à comunidade.

A solenidade de inauguração do Creas e do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora ocorrerá às 9 horas, na Rua Padre Gailhac, 65, Centro. Já a nova sede do Conselho Tutelar será inaugurada às 10 horas, na Rua Santa Cruz, 330, Centro.

Sobre os serviços

CreasO Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é uma unidade pública destinada à oferta de serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade. Esses serviços atendem famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados, como em casos de negligência, abandono, ameaças, maus-tratos, violência física/psicológica/sexual, discriminação social e outras restrições à autonomia e ao exercício pleno da cidadania.

A unidade conta com uma equipe de profissionais capacitados para atender às demandas mais complexas da Política de Assistência Social no município. No Creas, são ofertados os seguintes serviços:

  • Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi);
  • Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);
  • Proteção Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.

O Creas Ubá funciona desde outubro de 2011. O telefone de contato é (32) 3541-8541, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Serviço de Acolhimento em Família AcolhedoraO Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) oferece proteção integral a crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou extensa por medida de proteção. O acolhimento é aplicado apenas como último recurso, após esgotadas outras possibilidades de apoio à família de origem.

Em Ubá, o serviço foi implantado em abril de 2024, com a abertura de inscrições para famílias interessadas em participar. A iniciativa inclui a capacitação e o acompanhamento dessas famílias para que possam acolher temporariamente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, priorizando a convivência familiar e comunitária em vez do acolhimento institucional.

O cadastro para se tornar uma família acolhedora pode ser realizado presencialmente na sede do serviço, na Rua Padre Gailhac, 65, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, ou neste link.

Telefone para contato: (32) 3541-8535, ramal 5107.

Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do AdolescenteO Conselho Tutelar, criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é um órgão permanente e autônomo que zela pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. Sua missão é representar a sociedade na defesa desses direitos, como saúde, educação, lazer, liberdade, cultura e convivência familiar e comunitária.

O Conselho Tutelar atua sempre que esses direitos forem ameaçados ou violados, seja pela sociedade, pelo Estado, pelos pais ou responsáveis, ou até mesmo pela conduta da própria criança ou adolescente.

O atendimento pode ser feito por procura espontânea, busca ativa para denúncias ou por determinação judicial. Em Ubá, o Conselho está vinculado istrativamente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e pode ser acionado:

  • De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h: pelo telefone (32) 3541-8537.
  • Sábados, domingos e feriados (sobreaviso, das 17h às 8h): pelo telefone (32) 99908-1444.