Igest aponta VT de Ubá com o melhor desempenho do país

Dentre as 1.587 Varas do Trabalho do país, a Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho apontou a Vara do Trabalho de Ubá como a de melhor desempenho no Índice Nacional de Gestão de Desempenho – Igest, no período de 1/7/22 até 30/6/23.
Além da Vara do Trabalho de Ubá, cidade mineira da Zona da Mata, distante 290 km de Belo Horizonte, outras oito varas da Justiça do Trabalho de Minas Gerais ficaram entre 21 melhores classificadas. São elas: a 2ª Vara do Trabalho de Alfenas, em 6º lugar, a 1ª Vara do Trabalho de Caratinga, em 8º lugar, a 1ª Vara do Trabalho de Araçuaí, em 9º lugar, a 1ª Vara do Trabalho de Nanuque, em 10º lugar, a 11ª Vara do Trabalho de Ribeirão das Neves, em 11ª lugar, a 2ª Vara do Trabalho de Barbacena, em 17º lugar, a 1ª Vara do Trabalho de Unaí, em 20º lugar e a 45ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, em 21º lugar.
O desempenho das varas é medido levando em consideração acervo, celeridade, produtividade, taxa de congestionamento e força de trabalho. Critérios adotados em consonância com os objetivos judiciários do Plano Estratégico da Justiça do Trabalho 2015-2020 de assegurar a celeridade e a produtividade na prestação jurisdicional, estimular a conciliação e as soluções alternativas de conflito e impulsionar as execuções trabalhistas e fiscais.