Justiça condena facção ligada ao Comando Vermelho em São João Nepomuceno

Justiça condena facção ligada ao Comando Vermelho em São João Nepomuceno

Quatro integrantes de uma facção criminosa ligada ao Comando Vermelho foram condenados pela Justiça mineira a 11 anos e cinco meses de prisão pela atuação na cidade de São João Nepomuceno, na Zona da Mata. O chefe do bando, que é mandante de inúmeros homicídios e tentativas registradas na cidade, está entre os condenados. 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) acatou integralmente a denúncia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que apontou que os suspeitos integravam uma organização relacionada com a facção carioca.

A atuação do quarteto estava direcionada para o tráfico de drogas, porte de armas de fogo, homicídios e corrupção de menores na cidade mineira, sendo que o líder da quadrilha comandava, do Rio de Janeiro, a distribuição de drogas e armas para o município. 

"Os outros três exerciam papéis na liderança local e tinham as funções de receber, armazenar e distribuir a droga na região, além de cuidar de toda a logística e contabilidade da organização", detalha o MPMG em nota.

Operações

Ainda conforme o MPMG, a organização criminosa foi desarticulada em duas operações deflagradas em abril de 2021, quando foram cumpridos cerca de 50 mandados de prisão e outros 100 de busca e apreensão. Na ocasião, o líder do grupo foi preso no Morro da Providência, no Rio. 

As operações "Start Over" e "Hands On" foram coordenadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Zona da Mata e pela Promotoria de Justiça de São João Nepomuceno, com o apoio das polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal e do Ministério Público do Rio de Janeiro. 

"Até o momento foram realizadas cinco fases da operação Start Over, prendendo todos os foragidos e outros integrantes da organização criminosa que foram sendo descobertos nos desdobramentos da investigação", finaliza o MPMG.