Movimento Esporte Consciente nas Escolas de Viçosa

Movimento Esporte Consciente nas Escolas de Viçosa
Numa iniciativa da Diretoria de Esportes e Lazer da Secretaria Municipal de Educação e Esportes da prefeitura de Viçosa, o Movimento Esporte Consciente já está inserido nas escolas públicas e privadas do Município, desde o final de março.
A iniciativa visa promover palestras sobre o real sentido dos esportes, principalmente nas competições esportivas, que devem representar momentos de aprendizado, respeito e desenvolvimento integral dos estudantes.
Ao contrário, atitudes inadequadas, descontrole emocional e falta de Fair Play (ética), ainda são desafios presentes, que devem ser combatidos pelos verdadeiros profissionais que levam em contam, em primeiro lugar, a formação integral do aluno enquanto pessoa.
As palestras são proferidas por profissionais da área, dentre eles, o professor Anselmo Gomes de Moura, diretor de Esportes e Lazer. O movimento será realizado por meio de visitas às escolas, com encontros de aproximadamente 50 minutos.
Durante as rodas de conversa, serão abordados temas como Introdução ao Esporte Consciente (apresentação do projeto e reflexão inicial sobre atitudes no esporte); valores no Esporte (debate sobre respeito, trabalho em equipe, inclusão e fair play); e Lidando com Emoções no Esporte (dinâmicas sobre resiliência e controle emocional).
E ainda, o Papel da Comunidade Escolar (discussão sobre a influência dos professores, pais e colegas na experiência esportiva dos alunos) e reflexão sobre compartilhamento de experiências e compromisso com uma postura mais consciente nos eventos esportivos.
Para garantir uma abordagem completa e eficiente, o movimento conta com a participação, além de profissionais de Educação Física, de assistente social, psicóloga Escolar (abordagem sobre inteligência emocional e estratégias para lidar com frustrações e desafios), direção escolar (apoio institucional e incentivo à implementação da cultura do esporte consciente) e professores (participação ativa na mediação e aplicação dos conceitos no cotidiano escolar).
Sempre que possível, também haverá participação de pais ou responsáveis, pessoas diretamente envolvidas na formação esportiva e emocional dos estudantes.