Nota Oficial: ações da Prefeitura de Ubá em resposta às chuvas de 17 de Dezembro

A Prefeitura de Ubá está mobilizada desde a tarde desta terça-feira (17) para responder aos impactos causados pela forte tempestade que atingiu a cidade. As ações emergenciais começaram imediatamente após o temporal e seguem em andamento nesta quarta-feira (18), com equipes atuando em diversas frentes para minimizar os transtornos à população.
O fenômeno meteorológico que atingiu a região de Ubá, causado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em associação com um cavado, provocou rajadas de vento estimadas em 90 km/h, 21,1 mm de chuva em 2 horas e cerca de 720 raios registrados. As chuvas intensas e os ventos fortes causaram quedas de árvores, danos em estruturas públicas e bloqueio de vias, além de interrupções no fornecimento de energia em diversas localidades.
Além disso, a instabilidade no fornecimento de energia elétrica e serviços de internet também impactou alguns serviços no Centro istrativo, como a impressão de documentos e abertura de protocolos, que precisaram ser temporariamente suspensos.
Confira os destaques das operações:
Secretaria de Obras:
A Secretaria de Obras atua na desobstrução de vias e retirada de árvores caídas.
Principais pontos atendidos: Praça São Januário, Rodovia Ubá x Guidoval (saída do bairro Palmeiras), estradas Ubá x Ubari e Ubá x Miraguaia.
Secretaria de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana:
Realiza a limpeza de vias urbanas, com prioridade para a Beira Rio, visando garantir a fluidez do trânsito.
Secretaria de Saúde:
Unidades Básicas de Saúde dos bairros Solar e São Domingos, e a Policlínica Regional sofreram danos, mas nenhum serviço foi interrompido. Equipes de manutenção estão em campo realizando reparos.
Secretaria de Educação:A SME destaca que, devido às reformas e melhorias constantes nas unidades, os danos foram minimizados, e a resposta aos problemas foi rápida e eficiente. As equipes seguem com os reparos necessários e a recuperação das unidades afetadas.
- CAIC: Interrupção do fornecimento de energia elétrica, mas sem maiores danos à estrutura da escola.
- Escola Municipal Prof. Manoel Arthidoro (Tanquinho): Queda de árvore de médio porte sobre o alambrado, que foi retirada rapidamente.
- Escola Municipal Prof. Conceição Gomes Caputo (Curumim 1): Queda de árvore obstruindo a entrada da escola, removida pela Secretaria de Ambiente ainda no dia 17, restabelecendo o o.
- Escola Municipal Deputado Filipe Balbi: Danos significativos no telhado do pavimento superior, com engradamento e telhas arrancadas. A equipe de Engenharia da Secretaria de Educação está realizando o levantamento para os reparos, que começarão em breve.
- Escola Municipal Professora Nair Araújo: a unidade escolar não sofreu danos e segue com sua obra em andamento, sem intercorrências.
- Nova Escola de Educação Infantil no bairro Agroceres: pequeno dano no telhado, mas os reparos já estão sendo realizados para garantir a continuidade da obra.
- Escola Municipal Doutor José Campomizzi Filho: queda de árvore na área externa, sem grandes prejuízos para a estrutura da escola.

A GCM trabalhou em apoio ao Corpo de Bombeiros, à Energisa e em diversos pontos para orientar o trânsito e garantir a segurança da população.
Guarda Civil Municipal (GCM):
Trabalhou em apoio ao Corpo de Bombeiros e à Energisa, além de atuar em diversos pontos para orientar o trânsito e garantir a segurança da população.
A Prefeitura reforça a importância de redobrar os cuidados, especialmente ao transitar pelas áreas afetadas. Em caso de emergências, entre em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
Corte de árvores em situação de risco e remoção de entulhos em ruas e estradas rurais.