Prefeito Edson é eleito presidente do Comitê da Bacia dos Rios Pomba e Muriaé

O Prefeito Edson Teixeira Filho foi eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé (COMPÉ) para o biênio 2023/2025. A eleição da nova diretoria da entidade aconteceu nesta quarta-feira (20), durante reunião de posse dos conselheiros do Comitê.
Também foram eleitos: como vice-presidente, o representante do Centro de Educação Ambiental do Povo do Vale do Rio Pomba (CEAVARP), Heverson Vieira Marangon; como secretário executivo, o representante do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Luiz Henrique Ferraz Miranda; e como secretário adjunto, o representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Emerson Leonardo Simão.
“Esse é um novo desafio que temos muita satisfação em assumir. É um compromisso necessário para cuidar desse que é o maior bem coletivo: a água. Com a participação cada vez mais efetiva no Comitê, teremos a oportunidade de implementar ações mais conclusivas para a gestão das águas, através do Plano Diretor e do acompanhamento da aplicação de recursos na Bacia Hidrográfica dos Rios Pomba e Muriaé”, afirmou o prefeito Edson.
Além da presidência do COMPÉ, atualmente o chefe do executivo municipal integra a Diretoria de consórcios e entidades de grande representatividade, atuando como presidente do SAMU/CISDESTE, que reúne 145 municípios das regiões sudeste e leste do sul do estado de Minas Gerais; e como vice-presidente de Drenagem Urbana na Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé -COMPÉ
Instituído por meio do Decreto Estadual nº 44.290/2006, o COMPÉ tem como território de atuação 65 municípios que integram a Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé, dentre eles: Ubá, Tocantins, Visconde do Rio Branco, Leopoldina, Cataguases, Carangola, Muriaé, Guarani, e outros.
O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios Pomba e Muriaé é composto por 16 membros titulares e 16 membros suplentes, representantes do poder público estadual (IEF, SEMAD, SEAPA, EMATER, IGAM, SES, PMMG), do poder público municipal, de representantes de usuários e da sociedade civil.