O prefeito de Ubá, Edson Teixeira Filho, indicou o Vereador José Maria Fernandes para exercício da função de Líder do Governo junto ao Poder Legislativo. O ato foi formalizado através de ofício encaminhado ao presidente da Câmara, vereador José Roberto Reis Filgueiras.
José Maria Fernandes, nascido no Distrito de Diamante (cidade de Ubá), em 20/05/1956.
Filho de Pedro Fernandes de Lucas (Lavrador) e Joana Dar'c de Lucas (Dona de Casa).
Cursou até o quarto ano primário na escola Estadual Coronel Teixeira Ervilha, localizada em Diamante quando, em 1970, foi morar com seu Tio em São Paulo onde continuou seus estudos e fez o antigo ginásio e Colégio Técnico de 1970 a 1982.
À partir de então trabalhou como faxineiro, garçom e como Técnico de Planejamento em uma Estatal. Em 1986 foi contratado como auxiliar de escritório no Banco Nacional, local onde conseguiu ser Gerente Principal da Agência na cidade de Taubaté (SP) e na cidade de Caçapava (SP). Paralelo ao trabalho, pôde cursar a faculdade de Economia por um ano (não conseguiu finalizar o curso por conta de sua promoção e transferência no trabalho para outro município).
Com saudade de sua terra, José Maria retornou para Diamante, em 1993, quando montou um Supermercado. Em 2001 casou-se e, tempo depois, teve uma de suas maiores alegrias: o nascimento de sua filha.
Ainda em 2001, aceitou o convite da empresa Lopas, de Rodeiro, para ser Representante da mesma em São Paulo. Assim sendo, retornou à “terra da garoa” entre 2001 a 2012.
Em 2012 decidiu, novamente, retornar. Ingressou na política candidatando-se, pela primeira vez, ao cargo de Vereador. Mesmo não sendo eleito, seguiu com suas convicções e trabalhos e, em paralelo à política, tornou-se Gerente Comercial na empresa de confecção Frisayde no período de 2012 à 2016.
Em 2016 decidiu desligar-se da empresa e candidatou-se, novamente, à Vereador, ficando como Primeiro Suplente. De 2017 à 2020, fez parte do Governo do Prefeito Edson Teixeira Filho como Supervisor do Cemitério de Ubá e seus distritos, cargo que exerceu até Agosto de 2020 quando, por força da lei, desligou-se da função para candidatar-se à Vereador.
Com 861 votos, tornou-se Vereador e, agora, pretende trabalhar não só pelo seu amado distrito de Diamante, mas também por todos os ubaenses.
