Prefeitura de Ubá empossa membros do Conselho Municipal de Segurança Pública
Cerimônia aconteceu no Fórum Cultural com os conselheiros e autoridades convidadas

A Prefeitura de Ubá realizou, na terça-feira (05), o Ato de Posse dos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Segurança Pública de Ubá (COMSEP). A cerimônia aconteceu na sala Chiquinha Dias Paes no Fórum Cultural e reuniu os conselheiros empossados, além de autoridades convidadas.
Durante o evento, o prefeito Edson Teixeira Filho, destacou a relevância e potencial de contribuição para a segurança pública de cada instituição representada no Conselho.
“O Poder Público pode muito, mas não pode tudo, por isso a parceria com diversas entidades e a participação da população é tão importante. Este conselho é muito bem representado por várias entidades de segurança pública da sociedade que poderão propor políticas e auxiliar o município em buscar soluções. Aquelas que forem viáveis, do ponto de vista orçamentário e legal, poderão e deverão ser absorvidas e cumpridas pela Prefeitura. Essa é a nossa expectativa”, afirmou.
Para o comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Jovânio Campos Miranda, o principal benefício do COMSEP é o empoderamento da população. “Antes, os órgãos ficavam com esse poder de decisão, agora, eles compartilham e envolvem a comunidade para solução de problemas por meio do COMSEP”, explicou o comandante.
O COMSEP
O Conselho Municipal De Segurança Pública De Ubá (COMSEP) foi criado pela Lei nº 4.590, setembro de 2018, e é composto por 14 membros, representantes do poder público e da sociedade civil. Os titulares e suplentes que compõem o Conselho foram nomeados pela Portaria nº 18.008, de julho de 2023, para um mandato de dois anos.
Entre as atividades do COMSEP está a análise e aprovação do Plano Municipal De Segurança Pública, além da gestão e fiscalização da aplicação de recursos e o desempenho dos programas e projetos financiados pelo Fundo Municipal de Segurança Pública.