Prefeitura de Ubá realiza sondagem de solo para início das obras do novo Centro Educacional

Nesta segunda-feira (14), a Prefeitura de Ubá deu início à primeira etapa das obras do novo Centro Educacional Municipal que será construído no terreno da antiga AABB.
Nesta fase, as equipes atuam realizando a sondagem do terreno, que visa verificar a resistência do solo e a profundidade com que as estacas e raízes da fundação serão fincadas. A sondagem do solo é uma etapa técnica muito importante pois evita problemas na fundação, garantindo a segurança do empreendimento e a economia de materiais ao longo da obra.
A estimativa é que sondagem seja concluída até o final desta semana. Em seguida, com os resultados do estudo do solo, a Prefeitura vai finalizar o projeto de construção do Centro Educacional e, logo após, iniciará a etapa de licitação da obra.
Centro Educacional Municipal
Com área total de 16 mil metros quadrados, o Centro Educacional Municipal irá abrigar as novas sedes da Escola Municipal Irmã Ana Maria Teixeira Costa e do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE). Além disso, o novo Centro Educacional irá absorver os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Coronel Camilo Soares. Um ginásio coberto também será construído no local.
Os recursos para custeio do terreno e da construção são provenientes do "Projeto Mãos Dadas", fruto de convênio com o Estado de Minas Gerais para a transferência total, da rede estadual para a rede municipal, da gestão istrativa, financeira e operacional do atendimento dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) de cinco escolas. Além do ree de recursos do FUNDEB, QESE e PNAE, para absorção das matrículas, o Estado está reando ao município de Ubá R$17,5 milhões, que serão utilizados na aquisição de bens permanentes e de consumo e na execução de obras de ampliação e construção de novas escolas.