Projeto que valoriza profissionais da saúde é aprovado na Câmara Municipal de Ubá

Projeto  que valoriza profissionais da saúde é aprovado na Câmara Municipal de Ubá

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27 de outubro de 2002, uma Reunião Extraordinária na Câmara Municipal de Ubá, onde foi apresentado na Ordem do dia, a 2ª Discussão e votação final do Projeto de Lei Complementar nº 9/2022, que “Dispõe sobre a adequação do Município de Ubá as disposições da Emenda Constitucional n° 120, de 5 de maio de 2022, que "acrescenta §§ 7°, 8°, 9°,10 e 11 ao art.198 da Constituição Federal, para dispor sobre a responsabilidade financeira da União, corresponsável pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na política remuneratória e na valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias”.

O Projeto foi aprovado por unanimidade pelos Vereadores presentes e o Presidente da Câmara Municipal de Ubá, José Roberto Filgueiras falou ao Portal Zona da Mata News, único órgão de imprensa presente, sobre a votação que favorece os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias do município de Ubá.

 José Roberto Filgueiras: “Esse projeto de lei já estava aqui na casa sendo discutido com os vereadores e com os servidores e hoje na manhã desta quinta-feira aprovamos por unanimidade dos presentes. A gente entende que o servidor da Saúde que tanto trabalhou, se dedicou na época da pandemia. é justo o reconhecimento do estado, o município que regulamentou também essa emenda condicional 120 e hoje aqui aprovada dá o direito desses servidores estar recebendo esse salário”. Declarou o Presidente da CMU, José Roberto Filgueiras

A Vereadora Aline que também foi uma defensora desse projeto e que também atua na área da saúde, falou da importância dessa aprovação para os servidores contemplados.

 Aline Moreira Melo: “É muito gratificante poder estar neste momento participando como Vereadora desta Câmara, para poder votar um projeto tão relevante para atenção primária.

Por que isso realmente vem a trazer o fortalecimento da atenção primária, pois o agente de saúde e o agente de endemias são os pilares da nossa atenção primária. Sem o olhar deles nas residências, nós não conseguimos atingir os nossos objetivos que é a prevenção e a promoção. Então, eles são os olhos do serviço público na casa das pessoas.

Por isso fico muito feliz e parabenizo a todos pela conquista. A partir de agora eles vão ser remunerados como merecem, com um piso salarial e além disso também ter direito ao adicional de insalubridade, pois eles são muito expostos a muitos agentes nocivos, tanto psicológico, como contato com bactérias e com doenças.

Quero lembrar que na época do Covid ficaram ali trabalhando de uma forma mais segura, mas não deixaram de ter o contato e o monitoramento. Então eles estão de parabéns, o agente endemia também, eles estão trabalhando duro a muito tempo para controlar a dengue na nossa cidade.

E além disso eles também veem outras situações dentro das casas das pessoas, que também ajudam na promoção em saúde”. Finalizou a Vereadora Aline Moreira Melo