Saúde investe em aplicação de inseticida com bomba costal no combate ao Aedes

Saúde investe em aplicação de inseticida com bomba costal no combate ao Aedes

O setor de Zoonoses investe em mais uma ação no combate ao Aedes aegypti: aplicação localizada de inseticida, com bomba-costal motorizada. O serviço é realizado por agentes de combate a endemias, de segunda a sexta-feira,  das 5h às 7h e das 16h às 18h.

A programação é definida de acordo com as notificações para que a atividade aconteça em regiões com o maior número de casos. Os ciclos de aplicação são realizados entre dois e sete dias, exclusivamente com base nas notificações.

Vila Casal, Meu Sonho, Olaria, Mangueira Rural, Cohab, Cibraci, Fazendinha, Primavera, Santa Edwiges, São José e Santa Bernadete são alguns dos bairros que já receberam o serviço.

Uma alternativa ao fumacê

O carro fumacê é uma política gerida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais que define a utilização do serviço a partir do acompanhamento de alguns critérios, como o número de notificações,  óbitos e número de leitos clínicos ocupados por causa das doenças transmitidas pelo Aedes.

A SMS de Ubá já fez a solicitação e está em contato com a Gerência Regional de Saúde aguardando o retorno para oferecer mais esse serviço de combate ao mosquito. 

Enquanto isso, a aplicação de inseticida com bomba-costal é mais uma ação alternativa nesse período em que o município vive estado de alerta e emergência devido ao Aedes.

Além dessa ação, diariamente, os agentes realizam visitas domiciliares em busca de possíveis focos endêmicos, além de orientação aos moradores sobre os cuidados para evitar pontos de proliferação. Em alguns casos, também são aplicados remédios com o objetivo de acabar com os focos encontrados. A agenda semanal de visitas é divulgada nos canais de comunicação da Prefeitura.

O município também tem se esforçado na mobilização e conscientização popular, a fim de que toda a comunidade se engaje na luta contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Um exemplo é o "Dia D" de mobilização "Minas Unida no Combate ao Mosquito", que acontece neste sábado (23).