Ubá implementa serviço de saúde com foco na assistência de média complexidade

Iniciativa inclui a atuação de equipe multidisciplinar que oferece cuidados aos pacientes em um único dia

Ubá implementa serviço de saúde com foco na assistência de média complexidade

Em funcionamento desde o início do ano, o serviço de Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) em Ubá é uma ação realizada na Policlínica Regional com o objetivo de melhorar a assistência em saúde de média complexidade.

A iniciativa adotada pela Secretaria Municipal de Saúde inclui a atuação de uma equipe multidisciplinar que oferece cuidados completos aos pacientes em um único dia. Isso significa que os usuários am por consultas médicas e são atendidos por outros profissionais de saúde necessários, como enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros.

Os atendimentos do AAE são realizados por meio da estratégia das Linhas de Cuidados que consiste na padronização técnicas das ações de saúde que envolvem promoção, prevenção, tratamento e reabilitação em cada serviço. As Linhas de Cuidados implementadas no município são:

  • Pré-Natal de Alto Risco: focado em gestantes que necessitam de um acompanhamento mais intenso devido a condições de saúde que podem complicar a gravidez.
  • Criança de Risco: direcionado ao cuidado de crianças que apresentam condições de saúde que requerem monitoramento contínuo.
  • Propedêutica do Câncer de Colo de Útero: voltado para a detecção precoce e tratamento das lesões precursoras do câncer de colo de útero.
  • Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus de Alto e Muito Alto Risco: focado em pacientes com estas condições que necessitam de um acompanhamento mais rigoroso para prevenir complicações graves.

Vale destacar que porta de entrada para este serviço são as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que referenciam os pacientes quando há necessidade de atendimento especializado na Policlínica Regional. Ou seja, os pacientes são encaminhados para esse serviço exclusivamente pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família nas UBS’s.

Cuidado comprovado

“Talvez o nome assusta um pouquinho: sou uma gestante de alto risco; me conforta saber que eu sou uma gestante de alto risco, mas sou uma gestante bem cuidada”, afirma Pâmela Ribeiro de Souza, que está em sua segunda gestação. Nas duas vezes, Pâmela teve quadro de pré-eclâmpsia, que consiste na complicação em decorrência da gestante estar com pressão arterial elevada.

A diferença é que na primeira ela descobriu já no final do período gestacional e a segunda logo nas primeiras semanas de gravidez. Outra diferença é que nessa segunda experiência o serviço de AAE já estava em funcionamento em Ubá e ela tem recebido essa assistência, além do acompanhamento convencional na atenção primária. Assista ao depoimento da Pâmela: