Ubá: RECICLAU recebe empilhadeira para otimizar o trabalho

A Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclado de Ubá (RECICLAU) recebeu na última segunda-feira (15), uma empilhadeira que irá otimizar o trabalho desenvolvido no processamento de materiais recicláveis. O prefeito Edson Teixeira Filho participou da entrega do equipamento na sede da Associação.
O maquinário recebido foi cedido por meio do Programa "Mãos Pro Futuro", da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) que promove, através de logística reversa, oportunidades para a melhoria das condições de trabalho, qualidade de vida e renda dos catadores de materiais recicláveis do país. A empilhadeira representa um investimento de R$97.704,00 para a associação.
A associação, que recebe o apoio da Prefeitura, processa em média 40 toneladas de material reciclável por mês. A nova empilhadeira irá proporcionar à RECICLAU mais agilidade e melhores condições de trabalho aos catadores, tornando o processo ainda mais eficiente.
“Este equipamento irá beneficiar muito a RECICLAU e gerar melhores condições de trabalho aos catadores que desempenham um importante função no município. Através da coleta seletiva realizada pela associação, temos um ganho ambiental com a reutilização e reciclagem do lixo, reduzindo os resíduos sólidos da coleta urbana, e proporcionando renda aos trabalhadores”, comentou o prefeito Edson Teixeira Filho.
Participaram da entrega o representante da Associação de Catadores de Manhumirim e responsável pela entrega da empilhadeira, José Weber; o presidente da Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região (ADUBAR), Glaucimar Medeiros; o secretário de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto; além de servidores da ADUBAR e de catadores da RECICLAU.
A Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclado de Ubá (RECICLAU) foi criada em 2001 e e desde então conta com o apoio da Prefeitura de Ubá e da Agência de Desenvolvimento de Ubá e Região (ADUBAR).