Vereador José Roberto anuncia a Casa de Apoio aos Autistas em Ubá

Pais, mães e cuidadores de crianças com autismo sofrem dificuldades tanto para conseguir um diagnóstico do transtorno como para ter o a toda a rede necessária de profissionais para colaborar com o desenvolvimento dos filhos.

O Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Ubá José Roberto Filgueiras anunciou na noite desta terça, 28 de fevereiro, em suas redes sociais uma boa notícia para a comunidade ubaense.

“Pessoal, um antigo desejo tornou-se realidade. Neste mês de março estaremos iniciando os trabalhos na Casa de Apoio aos Autistas em Ubá. Através da destinação de parte da minha emenda parlamentar foi possível tirar este projeto do papel e, agora, poderemos auxiliar as mais diversas famílias que convivem com pessoas especiais.

Tenho certeza de que esta será apenas a primeira de uma série de novas conquistas que virão para os autistas. Agradeço muito a Marina que estará conosco neste projeto”. Declarou o Vereador José Roberto Filgueiras

Por todo Brasil, pais, profissionais de saúde, cuidadores e professores estão se mobilizando para construir um mundo mais acolhedor para as pessoas de TEA.

O TEA afeta o comportamento do indivíduo, e os primeiros sinais podem ser notados em bebês de poucos meses. No geral, uma criança do espectro autista apresenta os seguintes sintomas:

  • Dificuldade para interagir socialmente, como manter o contato visual, expressão facial, gestos, expressar as próprias emoções e fazer amigos;
  • Dificuldade na comunicação, optando pelo uso repetitivo da linguagem e bloqueios para começar e manter um diálogo;
  • Alterações comportamentais, como manias, apego excessivo a rotinas, ações repetitivas, interesse intenso em coisas específicas, dificuldade de imaginação e sensibilidade sensorial (hiper ou hipo).