Câmara Municipal recebe a exposição Entre Ruas e Pincéis da Associação Andorinhas

Durante a reunião ordinária da Câmara Municipal de Ubá desta segunda, 10 de julho de 2023, o Presidente José Roberto Reis Filgueiras, convidou a senhora Sônia Márcia de Abreu e o senhor Geraldo Higino para participarem da Tribuna Livre, para falarem sobre a exposição “Entre Ruas e Pincéis”, programa do projeto da Associação Andorinhas, que acontece na sede da Casa Legislativa.
O projeto da exposição está sendo executado pela Associação Andorinhas com a participação dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas CAPS AD III, um dispositivo da Secretaria Municipal de Saúde de Ubá neste ano de 2023 e a exposição irá retratar as obras produzidas pelos usuários em paisagens realizadas em um eio cultural em 2022 que teve como destino a cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro.
“É importante a gente lembrar que essa é uma caminhada de quase vinte anos na saúde mental. Mas esse projeto já fazia parte do nosso percurso de trabalho. Nós começamos bem pequenos. Tivemos em 2016 uma agem na Associação de moradores do bairro Boa Vista e de lá pra cá a gente tem fortalecido.
Esse projeto intitulado “Entre Ruas e Pincéis”, tem o objetivo de fazer a ressocialização e a reintegração dos pacientes que estão em tratamentos na rede do SUS, pode ser no CAPS AD, no CAPS II ou na Policlínica, que é uma forma de trazê-los à sociedade novamente.
A gente continua com esse projeto esse ano graças as emendas parlamentares de alguns vereadores desta casa e por isso nós estamos começando aqui essa exposição, como forma de agradecimento a esses vereadores que acreditaram no nosso trabalho, que confiam no nosso trabalho, que acreditam na volta desses pacientes para a sociedade.
É importante a gente salientar que esse projeto de reabilitação psicossocial, nós fazemos com os pacientes em tratamento, o paciente que não aceita o tratamento infelizmente não tem como a gente trabalhar essa volta através da arte e da cultura”. Destacou Sônia Márcia.
O paciente Geraldo Higino agradeceu a oportunidade de estar fazendo parte desse projeto.
“Vim aqui pra agradecer ao CAPS, a Associação Andorinha, por ter dado essa oportunidade não só pra mim, mas pra todos os pacientes que lá frequentam. Eu frequento lá desde 2019 por problema mental e graças a Deus estou bem reabilitado. Agradeço aos funcionários, médicos, psicólogos e a Sônia que é minha referência”. Finalizou o senhor Geraldo Higino
A Exposição “Entre Ruas e Pincéis” ficará na Câmara Municipal de Ubá até o dia 20 de julho, para que toda a população ubaense tenha a oportunidade de estar conhecendo o trabalho realizado pelos pacientes.
Sônia Márcia de Abreu é Enfermeira graduada pela Universidade Presidente Antônio Carlos, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -Instituto de Psiquiatria - IPUB /Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas de Saúde Mental -RJ- Referência Técnica e Coordenadora dos projetos de inclusão social da Associação Ubaense de Saúde Mental. Supervisora institucional no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD III) de Ubá- MG. Organizadora do I Seminário Andorinhas de Saúde Mental, com o tema " Cuidado em Álcool e Outras Drogas: Políticas Públicas e Inclusão Social" e responsável pela elaboração e execução do projeto " Entre Ruas e Pincéis" da SEC- MG.