Ubá: Projeto de Hortas Urbanas Sustentáveis é inaugurado
Objetivo é fomentar o cultivo nas comunidades

A Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio do Banco de Alimentos, inaugurou na segunda-feira, 18, o projeto Hortas Urbanans Sustentáveis (HUS), que busca promover o cultivo de alimentos agroecológicos; incentivar a educação alimentar e nutricional e a consciência ecológica na população.
A Casa da Juventude foi o local escolhido para ser o campo experimental do projeto, onde estão sendo cultivados legumes, hortaliças, condimentos e ervas medicinais, tudo com práticas agroecológicas, além da produção de mudas e criação de galinhas de forma combinada com o cultivo.
Participaram da inauguração do projeto servidores da SMDS, Banco de Alimentos e Casa da Juventude, agricultores familiares e convidados apoiadores do projeto, como o Senar. Todos receberam de brinde mudas de ervas aromáticas e/ou medicinais cultivadas na própria horta e foi servido um lanche com itens da agricultura familiar.
“O projeto das Hortas Urbanas Sustentáveis será estendido para outros locais, como os CRAS e outras áreas públicas ou cedidas, para que a iniciativa alcance cada vez mais pessoas. No início, nós que representamos o poder público temos essa participação dando incentivo e e, mas nosso propósito é ‘sairmos de cena’ e deixar o protagonismo de gestão dessas hortas com as comunidades. Aí sim teremos alcançado com êxito os objetivos do projeto”, disse o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze.