Doe parte do seu imposto de renda para ações por crianças, jovens e idosos
Recursos são direcionados para fundos municipais e financiam projetos sociais

Começou no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio o prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda 2023. Pessoas físicas que têm imposto a pagar e fazem a declaração no modelo completo podem destinar até 3% desse valor ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. Também podem doar as empresas que declaram o Imposto de Renda pelo regime do lucro real.
Essa doação não gera um custo adicional para o constribuinte, porque é uma parte do valor que já seria pago ao Governo Federal. Os recursos alocados no Fundo da Criança e do Adolescente e no Fundo do Idoso visam o financiamento de projetos, ações e serviços para a população infantil, juvenil e idosa apresentadas por organizações da sociedade civil do município.
Fazendo a doação, o contribuinte faz com que o recurso fique município e colabora com o trabalho socioassistencial realizado pelas entidades, para os quais os recursos são destinados, com o devido acompanhamento do Conselho Municipal de Assistência Social.
Outra forma de doar é fazendo um depósito bancário diretamente na conta de um desses fundos até o dia 31 de dezembro e declarar esta doação no ano seguinte. Nesse caso, a doação pode ser de até 6% do valor do imposto devido.
Se você tem alguma dúvida ou quer saber mais, fale com seu contador ou procure a Secretaria Executiva dos Conselhos, na Secretaria de Desenvolvimento Social, na Praça São Januário, 28, ou ligando para (32) 3301-6076 e (32)3301-6704.