A Polícia Civil de Minas Gerais, em coletiva realizada nessa quinta-feira, dia 20 de abril de 2023, comunicou que concluiu as investigações do Inquérito Policial que visou apurar a autoria, materialidade, motivação e circunstâncias do homicídio duplamente qualificado, ocorrido na madrugada do domingo de Carnaval, dia 19 de fevereiro do corrente ano, na praça da matriz em Senador Firmino.
Segundo as apurações, dois autores, um de 48 anos e outro de 27 anos ceifaram a vida da
vítima de 53 anos. A motivação do crime foi vingança, pelo fato da vítima, que era praticante de lutas marciais, ter apartado a briga de duas mulheres, uma das quais é companheira do autor de 48 anos. Ao apartar a confusão, a vítima teria desferido um soco no rosto dessa mulher, tendo, então, os autores entrado em luta corporal com o ofendido, confusão que foi apartada pela PMMG.
Posteriormente, os autores, desceram o caminho da Mina e adentraram no veículo do suspeito de 27 anos, tendo este se apoderado de um revólver calibre 38. Ao retornarem para a praça principal de Senador Firmino, aproveitaram que a vítima encontrava-se distraída, por estar entrando em luta corporal com um adolescente, oportunidade que o autor de 27 anos efetuou dois disparos, tendo um deles atingido o lado esquerdo do abdome do homem, vindo este a cair ao solo. Populares socorreram -no, contudo, horas depois veio a óbito.
Logo após o delito, o autor de 27 anos deixou a arma utilizada no crime aos cuidados do autor de 48 e posteriormente fugiram. Nesse mesmo dia, a PCMG iniciou as apurações, tendo a equipe se feito presente no local do crime para colher maiores informações.
Após o Delegado Regional Diêgo Candian Alves representar judicialmente pela quebra de sigilo telemático de celulares arrecadados pela PMMG, os policiais civis lograram êxito de encontrar provas objetivas. Diante de oitivas de testemunhas e provas objetivas coletadas durante a investigação criminal, a autoridade policial representou pela prisão temporária dos envolvidos e, posteriormente pela prisão preventiva. Ambos foram indiciados por homicídio duplamente qualificado e diligências prosseguem visando capturar o autor de 27 anos que é foragido.