Poder Legislativo de Ubá realiza solenidade de entrega da Medalha Fernando da Mota

Poder Legislativo de Ubá realiza solenidade de entrega da Medalha Fernando da Mota

O Poder Legislativo de Ubá realizou, em 28 de março de 2025, a solenidade de entrega da Medalha Fernando da Mota. A sessão ocorreu no plenário Vereador Lincoln Rodrigues Costa. A homenagem foi instituída com a modernização do Regimento Interno da Câmara Municipal de Ubá em 2022, está prevista no artigo 165, parágrafos 1º e 2º, é indicada pela maioria absoluta dos Vereadores e é concedida uma única vez ao ano, na última sexta-feira do mês de março. A pessoa que recebe a Medalha Fernando da Mota é escolhida pelos relevantes serviços prestados em prol das pessoas com deficiência no município de Ubá. Este ano, o agraciado foi o Dr. José Teixeira Pires.

A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Ubá, vereador José Maria Fernandes. Também integraram a mesa, o vice-presidente da CMU, vereador Samuel Soares da Silva, o primeiro secretário da Câmara Municipal de Ubá, vereador Lucas Rufino Zocoli, o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de Ubá, dr. José Domiciano Soares Júnior, o comandante do 21º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Erick Leal Lopes, o 2º sargento BM Cleysson Alexandre Matos, o comandante da Guarda Civil Municipal, Cristiano Soares Bazzolli, o presidente da 30ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ubá, Dr. Luís Tarcísio Nascimento Peixoto Guimarães, a presidente da Apae, Rosane Soldati Cruz, o vice-presidente da Aciuba, Elias Ricardo Coelho, o presidente da Associação Beneficente Católica, sr. Fabiano dos Santos e a a do Hospital Santa Isabel, que também presidiu a Câmara por quatro de seus mandatos como vereadora, Rosângela Maria Alfenas de Andrade, e os vereadores: André Alves, Antonio Domingos Ximendes Trindade, Edeir Pacheco da Costa, Gilson Fazolla Filgueiras, José Roberto Reis Filgueiras, Paulo Cezar Tavares e Renato Vieira.

O evento contou, ainda, com a apresentação do Hino Nacional, Hino do Município e a música Aquarela do Brasil, executados pelo maestro Wantuil Alexandre e pela musicista Tatiane Andrade. 

A solenidade também foi abrilhantada com a apresentação dos alunos da Apae de Ubá: Álvaro Soldati da Cruz, Cleonice Alcides, Eduardo Antônio Médice, Franciane Teixeira Turini, Heliara de Oliveira Tavares, Higor Dias Mendes, Juliana Oliveira Ribeiro, Luana de Assis Alves, Lucas Henrique Leite Aleixo, Marcelo Cruz da Silva, Paulo Eduardo da Costa, Sabrina Paiva Cardoso, Vinicius José Corberli Francisquini e Vitória Helena Cruz Souza para a apresentação musical: “Dia Especial”, acompanhados dos professores: Kelly Vicente Montes e Vitoria Josiane Gonçalves Mendes.

O HOMENAGEADO

José Teixeira Pires é filho de Carlos Teixeira de Siqueira e Carmosina Soares Teixeira, sendo o quarto filho. Nasceu em 20 de março de 1939, no Córrego do Sacramento, hoje chamado Córrego dos Pires, em Ubá.  Quando ainda menino, aos 5 anos, foi morar com seu tio Juquinha, irmão de sua mãe. Mais tarde, mudou-se para Tocantins, morou com sua tia Geralda, irmã do seu pai, para estudar. Nas horas de folga, trabalhava no bar do Tio Álvaro (Vivico). Estudou no Externato São Francisco de Assis (João Loiola). Em Ubá, estudou no Ginásio São José (internato). Trabalhou no Banco Crédito Real no Rio de Janeiro. Foi para Petrópolis, onde estudou na Universidade Católica e se formou em Direito. José Teixeira foi professor na E.E. Raul Soares e no Ginásio Dom Bosco.

Teixeirinha fez e faz parte de diversas entidades filantrópicas: Liga Operária como Procurador Jurídico; Diretor Primeiro Secretário do hospital Santa Isabel; Conselheiro no Asilo São Vicente de Paula; Procurador Jurídico no Centro dos Choferes nos anos 70 e 80; Vice-presidente do Patronato São José; Procurador Jurídico da APAE; e presidente da OAB de Ubá por 3 períodos (de 1985 a 1987; de 1991 a 1993 e de 2001 a 2003). E foi também vereador desta Casa de leis e presidente da Câmara Municipal de Ubá no período de 1971 a 1972. Dr. José Teixeira é atencioso e amigo de seus clientes e colegas de trabalho. Filho exemplar, dedicado e de um coração gigante, presente na vida de seus pais, irmãos e sobrinho, sempre procurando ajudá-los e orientá-los. Recebeu diversas comendas: José Campomizzi Filho OAB ano de 2018; Ary Barroso em 2002; Honra ao Mérito Centro dos Choferes 50 anos em 2003; e Apoio ao Carnaval da Associação das Escolas de Samba e Blocos de Ubá e Região.  Dr. José Teixeira recebeu também uma homenagem da OAB de Ubá. A Casa do Advogado que leva seu nome foi uma homenagem recebida durante o primeiro mandato do presidente da OAB de Ubá, Dr. Miguel Poggiali Gasparoni. Na época, o presidente da OAB de Minas Gerais era o Dr. Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, que hoje é ministro do Tribunal Superior do Trabalho, foi quem aprovou e homologou a portaria desta homenagem. Uma história de amor e dedicação. Assim podemos traduzir em palavras o trabalho realizado ao longo de 53 anos de serviços prestados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ubá.  Dr. José Teixeira começou na Apae na data de sua fundação, em 02 de março de 1972, quando foi chamado a fazer parte do conselho deliberativo, permanecendo nesta função até março de 1999, por 27 anos. De 14 de março de 2000 a 31 de dezembro de 2004, integrou o Conselho de istração e tornou-se o Procurador Geral da Apae de Ubá. No período de 02 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2019, foi Procurador Geral, atuando por 15 anos consecutivos. José Teixeira se orgulha de fazer parte da instituição e tem muitas histórias para contar. Desde 02 de janeiro de 2020 até os dias atuais, é Procurador Adjunto da Apae de Ubá.  E este ano recebeu, com muito carinho, a medalha Fernando da Mota.

PRONUNCIAMENTOS

O homenageado, Dr. José Teixeira Pires fez seu discurso emocionado. “Tomado pela emoção desta solenidade em que eu tenho a honra de receber a medalha Fernando da Mota, faço uso da palavra para dizer que este é um momento para agradecer e tentar justificar com que satisfação eu a recebo. Participei de todos os atos da Apae e de forma ativa na aquisição da sede. Me honra tanto receber a distinção da Medalha Fernando da Mota, que posso afirmar sem medo de errar, que sem a sua pessoa como dirigente, a Apae de Ubá não seria a potência que é hoje como organização e na qualidade de vida das pessoas com deficiência, principalmente mental, em seus ciclos de vida crianças, adolescentes, adultos e idosos assegurando-lhes o pleno exercício da cidadania como preceitua o estatuto da Apae. Para atender ao Fernando e aos demais presidentes, nunca houve minha recusa, dia nem hora, basta ser solicitado. Meus sinceros agradecimentos à diretoria da Apae e aos presentes nesta reunião pela súbita honra de receber a Medalha Fernando da Mota”, destacou.

 O presidente da Câmara, vereador José Maria Fernandes, explicou em seu pronunciamento que este é um momento de celebração e reconhecimento pelo trabalho incansável e pela dedicação que Dr. José Teixeira Pires tem demonstrado a Apae. “O senhor é uma inspiração para todos nós. Sua paixão pelo que faz e seu compromisso em promover a inclusão e o desenvolvimento das pessoas com deficiência são verdadeiramente irados. Seu trabalho vai além da advocacia; o senhor é um exemplo de empatia e respeito ao próximo. Hoje, queremos expressar nossa profunda gratidão por tudo o que faz. Sua dedicação não a despercebida, e somos todos beneficiados por sua presença na Apae. Que o senhor continue a fazer a diferença na vida de tantas pessoas que o cercam”, ressaltou.

O presidente da Câmara enalteceu também o trabalho da Apae de Ubá. “Desde a sua fundação pelo Fernando da Mota, há 53 anos, a instituição tem sido um exemplo de amor e dedicação, oferecendo apoio, educação e oportunidades para que cada indivíduo possa desenvolver seu potencial. O trabalho incansável de educadores, profissionais de saúde e voluntários é irável e merece nosso reconhecimento. Que este momento nos lembre da importância de valorizar o esforço e a dedicação de cada pessoa, e que possamos continuar a trabalhar juntos por um futuro mais justo, inclusivo e próspero”, finalizou José Maria.

 

QUEM FOI FERNANDO DA MOTA

O saudoso Fernando da Mota nasceu em 12 de junho de 1935 e a data de seu falecimento é 09 de agosto de 2004. Seus pais eram Maria Fernandes Gonçalves e Cristiano da Mota Júnior.  Fernando da Mota casou-se em 18 de maio de 1963 com Ignêz Cataldo da Mota, com quem teve os filhos: Fernando da Mota Júnior e Enrico Cataldo da Mota, já falecidos, e Sandro Cataldo Mota. Mudou-se de Tocantins no ano de 1948 para a cidade de Ubá com a finalidade de estudar no Ginásio São José e posteriormente no Colégio Estadual Raul Soares.

Foi presidente do Tabajara Esporte Clube no período: julho de 1970 a julho de 1972. Fundou junto com o Sr. José Champagnat Lopes Vieira, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE de Ubá) em 02 de março de 1972.  O senhor Fernando da Motapresidiu a Apae por 24 anos, no período de 1980 a 2004.

Foi também Delegado Regional das APAEs da Zona da Mata – Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais no período: 1983 a 1995. Membro do Conselho Fiscal da Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais no período de 1997 a 1999. Vice-Presidente da Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais por três mandatos: de 1999 a 2001, de 2001 a 2003 e de 2003 a 2004. Presidente em exercício da Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais de maio de 2002 a 11 de novembro de 2002. E presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Ubá em 2001. Incentivou e orientou na fundação das APAEs de: Ponte Nova, Viçosa, Leopoldina, Senador Firmino, Dores do Turvo, Visconde do Rio Branco, Tocantins, Piraúba, Mercês, Rio Pomba, Carandaí, Mirai, Teixeiras, Abre Campo, Cristina, Ilicínea, Miradouro, e da reativação de Diamantina.

A inauguração da APAE Rural/Ubá – Centro Profissionalizante Boa Esperança em 1997, foi a grande realização de um sonho, pois o senhor Fernando da Mota preocupava-se com o futuro e amparo dos portadores de deficiência após os 16 anos de idade, os quais o governo não ampara. Existindo nesta propriedade toda a estrutura terapêutica, pedagógica, ocupacional e profissionalizante. Outro grande sonho do Fernando da Mota também foi realizado na área da assistência social, especialmente das APAEs: a fundação da APAE de Tocantins (sua terra natal) em novembro de 2001. A Apae tem a missão de promover a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, em todo seu ciclo de vida, por meio da prestação de serviços na área da saúde, educação e assistência social, com qualidade e eficiência. A Apae de Ubá completou, em março de 2025, 53 anos de existência.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CMU

 Acompanhe a sessão solene no canal do Youtube da Câmara Municipal de Ubá: