Reunião técnica define detalhes da inauguração do Centro de Eventos Agropecuários de Ubá
11 a 14 de abril foi a data escolhida para que as "porteiras" do local sejam oficialmente abertas

A Prefeitura promoveu, na última quarta-feira (21), uma reunião técnica para definição da data e das regras do Torneio Leiteiro que marcará a inauguração do Centro de Eventos Agropecuários. O encontro contou com a participação de produtores rurais e representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), do Sindicato dos Produtores Rurais e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
O poder executivo municipal esteve presente na ocasião por meio do prefeito Edson Teixeira Filho e dos secretários municipais de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto; de Obras, João Gomes Júnior; e de Cultura, Turismo e Lazer, Paulo Roberto Faria Silva.
11 a 14 de abril foi a data escolhida para que as “porteiras” do Centro de Eventos Agropecuários sejam oficialmente abertas. Durante a conversa, foi destacado que esse primeiro torneio será como um teste para a realização de outras programações maiores posteriormente.
“Nos esforçamos para entregar uma infraestrutura diferenciada, confortável tanto para os animais, quanto para os produtores que utilizarão esse espaço. Logo após a realização deste primeiro torneio leiteiro, queremos nos reunir com os envolvidos para destacar o que funcionou e o que não funcionou para nos prepararmos ainda mais e receber eventos maiores que irão valorizar a agropecuária da nossa cidade e região”, declarou o prefeito Edson.
Na ocasião, os participantes puderam visitar as instalações do Galpão Leiteiro, um dos espaços que compõem o Centro de Eventos Agropecuários, além de serem inteirados sobre as etapas finais da obra.
Em breve, todos os detalhes e programação do torneio leiteiro serão divulgados.
Sobre a obra
O Centro de Eventos Agropecuários do município fica no Horto Florestal e servirá para sediar eventos como torneios leiteiros, feiras e exposições de animais, a fim de fomentar o setor agropecuário da região e atrair visitantes para a cidade. O espaço também permite adaptação para abrigar programações de outras áreas.
Um dos destaques do espaço é o Galpão Leiteiro que conta com mais de 1000 metros quadrados. O projeto contempla baias individuais dotadas de bebedouro e cochos para os animais, bezerreiro, espaço para ordenha e pesagem, alojamentos, cozinha e banheiros; de estrutura com baias individuais para alojamento de cavalos; de lavatórios para cavalos e vacas. Além disso, um Redondel de 3.200 metros quadrados para atividades esportivas e provas de muares e equinos também será construído no local. A estrutura prevê capacidade para 30 vacas.
“Nós teremos aqui toda a infraestrutura para atendimento ao produtor rural, ao produtor de leite e queremos tornar um local referência em toda a região. Em breve, teremos também o redondel de cavalos para fazer concurso de marchas. É uma estrutura realmente diferenciada que queremos entregar a população ubaense”, explica o prefeito.
O secretário municipal de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, Vicente de Paulo Pinto, destaca que será útil para integrar a população aos acontecimentos em torno da produção rural. “É um ponto de encontro para produtor rural discutir ideias, apresentar seus produtos, fortalecer amizades. Além disso, é um atrativo muito grande para a população ubaense que vai poder acompanhar o que está acontecendo lá na propriedade rural”, afirma.
As obras incluem ainda toda a infraestrutura de iluminação e drenagem do centro, e a construção de um pátio com mais de 2 mil metros quadrados de pavimentação em bloquetes.“Essa obra vai fomentar a agricultura e a pecuária e dar e a esse parque do município de Ubá. E devo lembrar que o Prefeito ainda pediu zelo em todo o trabalho de paisagismo. Vai ficar um espaço de lazer magnífico, para resgatar a importância do Horto Florestal”, declara o secretário de Obras, João Gomes Júnior.