Ubá avança na preservação da Mata Atlântica com homologação do PMMA

Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica é avanço crucial na conservação do bioma no município

Ubá avança na preservação da Mata Atlântica com homologação do PMMA

Com a homologação do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), através do Decreto nº 7.211/2024, Ubá deu um um importante o em direção à preservação da vegetação nativa no município.  

A iniciativa, em conformidade com a Lei da Mata Atlântica (Lei 11.428/2006), visa orientar a recuperação de áreas degradadas em Ubá, através de ações prioritárias embasadas em planejamento financeiro e reforço da gestão ambiental. Além de aspectos ecológicos, o plano aborda ainda as dimensões culturais, sociais e econômicas locais.

Aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental (CODEMA) em novembro de 2023, o PMMA de Ubá foi elaborado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, com contribuições de conselhos, líderes comunitários e instituições de ensino superior, em um processo inclusivo e participativo (realização de oficinas, conferências, consulta pública, etc).

A construção do Plano teve como base um diagnóstico físico, biótico, abiótico, climático e socioeconômico do território, e dos principais vetores de desmatamento no município. Para o diagnóstico foram utilizadas, entre outras tecnologias, a base cartográfica e imagens de satélite orbital de Ubá.

Os resultados do estudo apontaram a região da Área de Proteção Ambiental (APA) da Miragaia como prioritária para conservação e revelaram, ainda, a existência de quase 09 mil hectares de mata nativa no município, o que corresponde a 21,95% do território coberto por vegetação nativa.

Com base nas informações coletadas, o PMMA propõe medidas essenciais para proteger e conservar a Mata Atlântica em Ubá, incluindo a criação e consolidação de unidades de conservação, educação ambiental, estudo fundiário, recuperação vegetal, monitoramento da fauna, promoção da agricultura sustentável, e desenvolvimento do ecoturismo, entre outras iniciativas.

CLIQUE AQUI e conheça a íntegra do PMMA de Ubá.