Ubá: Banco de Alimentos é visitado por técnicos do estado

O Banco de Alimentos de Ubá, equipamento da Seção de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social, recebeu a visita da assistente técnica da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seapa), Aline Santos da Cruz; da coordenadora estadual do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA), Mariana Moret; e do coordenador técnico estadual da Emater, Raul Machado. Ele foram acompanhados pelo extensionista rural da Emater Ubá, Lucivan Gomes. A comitiva foi recebida no Banco de Alimentos pela sua coordenadora, Gisely Peron Gasparoni, e pelo Secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze.
Gisely e Flávio apresentaram as instalações físicas do Banco de Alimentos e falaram de todas as ações e programas realizados pela Seção de Segurança Alimentar, com destaque para a compra de lanches da agricultura familiar. “Em 2018, quando as compras da agricultura familiar começaram a ser incentivadas no município, a Secretaria de Desenvolvimento Social avaliou quais recursos havia disponíveis para fomentar esse processo. A partir disso, começamos a substituir os lanches adquiridos para oferta aos usuários dos equipamentos sociassistenciais, que até então eram industrializados, por lanches produzidos pela agricultura familiar”, explicou Gisely.
De acordo com Raul Machado, o estado de Minas Gerais, por meio da Seapa, está elaborando um programa de incentivo aos municípios mineiros na execução do PAA na modalidade compras institucionais, motivando aqueles que compram alimentos com recursos próprios a adquiri-los diretamente da agricultura familiar, a fim de fortalecê-la.
“Percebemos a necessidade de conhecer alguns municípios que fazem essa execução e tínhamos o conhecimento de que Ubá já realizava essa prática. Foram vários pontos muito interessantes que conseguimos identificar durante a visita e que vão servir de subsídio para aprimorar o programa que a Seapa está elaborando. Um deles foi a forma como vocês identificaram recursos no município já destinados para a compra de alimentos, mas que não tinham esse direcionamento para a agricultura familiar”, disse Raul Machado.
A coordenadora estadual do PAA, Mariana Moret, também exaltou as práticas adotadas no município, que se adianta aos demais no estado. “A partir da nossa visita, pensamos em melhorar nosso projeto e mostrar aos outros municípios que é possível comprar da agricultura familiar com recursos próprios. E a impressão que tivemos foi a melhor possível, pois o trabalho de vocês mostra que há como melhorar as compras institucionais em Minas Gerais. Ubá já a a ser exemplo de caso de sucesso para nós”, declarou.
Com a apoio do Banco de Alimentos na operacionalização, Ubá já adquiriu mais de R$ 230 mil da agricultura familiar desde 2020, em compras realizadas pelas Secretarias de Desenvolvimento Social, de Governo e de Agricultura, Ambiente e Mobilidade Urbana, conforme tabela abaixo.
Compras de lanches da agricultura familiar pelo município