Ubá tem representantes em conferências estaduais e nacionais

No mês de outubro, duas conferências estaduais tiveram a representação de delegados ubaenses, que foram participar das discussões e colaborar com a formação de políticas públicas nos campos da Assistência Social e da Segurança Alimentar e Nutricional. Ambas foram realizadas em Caeté, região metropolitana de Belo Horizonte, pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e seus respectivos conselhos .
A 8ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, realizada de 25 a 27 de outubro, buscou definir prioridades a serem inseridas no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Plesans), além de discutir, avaliar políticas públicas direcionadas ao segmento e formalizar propostas de âmbito nacional. Delegados eleitos nas etapas regionais, convidados e observadores participam do debate em torno do tema “Por democracia com comida de verdade, produção sustentável e soberania alimentar”. Ubá foi representada pela nutricionista, servidora pública do município, coordenadora do Banco de Alimentos de Ubá e supervisora da Seção de Segurança Alimentar e Nutricional do município, Gisely Peron Gasparoni e pela pela agricultora familiar e presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Ubá, Veridiana Aparecida Barroso Rodrigues.
Gisely Peron foi eleita delegada representante do Poder Público e Veridiana eleita representante da Sociedade Civil. Ambas estarão presentes na 6ª Conferência Nacional, a ser realizada de 11 a 14 de dezembro, em Brasília.
Já nos dias 30 e 31 de outubro e 01 de novembro, ocorreu a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, que em 2023 teve como tema “O Suas que temos e o Suas que queremos”. A comitiva ubaense foi composta pela servidora municipal e gerente de Proteção Social Básica, Anna Caroline Ribeiro de Paula do Val; pela coordenadora do Cras São Domingos, Dalila da Silva Machuco; pela coordenadora do Cras São João, Larissa da Silva Silvestre, e pela secretária executiva dos conselhos da SMDS, Ana Paula Souza Franzoni de Oliveira, representando as organizações da sociedade civil. As participantes integraram um grupo de aproximadamente 900 delegados eleitos em todo o estado nas conferências municipais e regionais.
Foram discutidas e aprovadas ações da política de Assistência Social para o estado e propostas que serão enviadas para a Conferência Nacional de Assistência Social, que será realizada de 05 a 08 de dezembro de 2023, na capital federal, onde Ubá também estará presente, representada por Anna Caroline de Paula do Val.
O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze, destacou o protagonismo do município em participar das conferências em todas as esferas. “Levando em conta tantos representantes do poder público nas conferências municipais e regionais, é um feito conseguirmos ter duas delegadas do município, que se dedicaram a estar nas conferências estadual e nacional. Isso também reflete o empenho da gestão municipal em dar apoio incondicional aos conselheiros e delegados de participarem, levando propostas que têm possibilidades de ser colocadas em prática e aprimorar as políticas públicas”, afirmou.