Serviço de Família Acolhedora em Ubá já é referência na região
Gestoras de Leopoldina conheceram o serviço, que está em fase de implantação

O secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze, e a coordenadora Geral de Acolhimento Familiar, Cláudia Mendes Garcia Liquer, receberam em Ubá a secretária de Assistência Social da cidade de Leopoldina, Luiza Helena Morais Barbosa, e a chefe do Departamento de Monitoramento e Avaliação, Letícia Vale Leopoldo, que vieram ao município conhecer sobre o processo de implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
A iniciativa consiste em capacitar e acompanhar famílias para receber temporariamente crianças e adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade familiar, evitando o encaminhamento para o acolhimento institucional, como uma estratégia para garantir a convivência familiar e comunitária dessas crianças e adolescentes.
Flávio e Cláudia fizeram um retrospecto de todas as etapas desenvolvidas pelo município para implantação do serviço, desde reuniões com o Judiciário e Promotoria da Infância e Juventude; ando pela realização de um Fórum Regional e as capacitações constantes buscadas pela equipe, composta por coordenação, assistente social e psicóloga. Cláudia informou que o município está em fase de cadastramento de famílias interessadas em participar do serviço.
Durante a visita, Letícia Vale relatou que a decisão por visitar Ubá para conhecer o serviço foi tomada depois que o município foi mencionado positivamente e por várias vezes no 1º Seminário Estadual sobre Família Acolhedora, realizado em novembro de 2023, em Belo Horizonte.
Após o encontro, as visitantes foram conhecer as instalações da Casa da Juventude, unidade de acolhimento institucional para jovens de 12 a 18 anos.