Ubá: Fórum de Promoção da Igualdade Racial debate racismo e sexismo
Evento foi realizado em alusão ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha

A Prefeitura de Ubá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e o Conselho Municipal de Igualdade Racial (COMPIR) realizaram na manhã desta quinta-feira, 27 de julho, o 2º Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Em alusão às celebrações do dia 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, e Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, o Fórum foi um momento de reflexão sobre a situação das mulher negras no Brasil e sobre as políticas públicas e ações afirmativas de enfrentamento ao racismo e ao sexismo.
Durante a abertura do evento, a Presidente do COMPIR, Catarina Costa de Souza, trouxe dados sobre a realidade das mulheres negras no mercado de trabalho, no mapa da violência e na representatividade política. “As pessoas negras constituem a maior parcela da população brasileira, ainda assim as mulheres negras permanecem sendo as mais exploradas e negligenciadas socialmente. Essa realidade pode ser constatada nos dados de diversos relatórios e pesquisas. Os números do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023, demonstram que no ano de 2022, 76,9% das vítimas de mortes violentas intencionais são pessoas negras, e que entre as vítimas de feminicídio, 61,1% das vítimas são mulheres negras. Esta é só uma parte dos dados que expõem o abismo social ao qual as pessoas negras estão expostas, todos os dias. Por isso é importante refletirmos sobre a nossa situação na sociedade e cobrarmos políticas públicas efetivas de combate ao racismo, de educação e saúde de qualidade e ível, e de o a empregos e tratamento dignos”, disse Catarina.
“Nosso papel enquanto gestores é promover políticas de estado que garantam a igualdade entre todos. Que este seja um espaço de debate, de reflexão e de construção de propostas sobre como poderemos avançar como promotores de políticas públicas e como sociedade no combate à discriminação racial, social e de gênero”, afirmou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Flávio Monteze.
O 2º Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial contou com palestras da representante do Conselho Estadual de Igualdade Racial (Conepir), a Advogada Luana Paulino Amaranto e da Secretária Municipal de Assistência Social da cidade de Tocantins, a Assistente Social Fernanda Rodrigues do Carmo; com uma roda de conversa entre os participantes e com uma apresentação cultural da Sociedade Ubaense Congado Nossa Senhora do Rosário.
Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela
O Dia 25 de julho começou a ser comemorado em Santo Domingo, na República Dominicana, onde foi realizado, no ano de 1992, o primeiro encontro de mulheres negras latino-americanas e caribenhas. A partir daí, a data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
No Brasil, em 2014, a Lei Nº 12.987 estabeleceu o dia 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi uma líder quilombola de destaque que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança.